Congelar sem perder Nutrientes: Para o Bebê e Para Você!

Oi minhas queridas!!!

Hoje o assunto é:

Como congelar todos os tipos de alimentos, as comidinhas do seu bebê, e o melhor,

SEM PERDER OS NUTRIENTES, ou seja, da maneira CORRETÍSSIMA!!

 

Vou tentar ser o mais clara possível ok?

Meus pais tiveram loja de comida congelada por 23 anos, então a escola está em casa certo? rs rs

Quando a Catarina começou a comer papinha eu optei pela linha mais saudável possível! Então me propus a fazer a comida dela!

Sim Girls!!!!… fui pra cozinha, descasquei batata, cebola, alho, cozinhei, e aprendi muuuuuita coisa deliciosa!!! E posso falar? Adorei!!! (tenho mil receitas de papinhas saudáveis pra vcs, vcs querem?)

Passei esta função para a To ( a babá faz tudo, rs rs) que é como chamo a moça que trabalha comigo, depois que eu tinha certeza que ia ficar como eu queria!!! E olha que eu confio nela de olhos fechados!!! Mas tá… isso é de cada um!!!

O esquema de cozinhar para a minha princesa era assim….eu pegava um dia aqui em casa, a To ficava com a Catarina o dia todo e a mamãe aqui ia pra cozinha!!… Gente não adiantava… EU QUERIA FAZER!!!… mas cada uma é cada uma… a sua funcionária fará certinho garanto!!!!

Então eu montava o cardápio da catarina com por exemplo: 6 sopinhas… onde eu podia utilizar os mesmos alimentos e fazer varias combinações entendem?

Rendiam uns 30 potinhos sendo eles 6 tipos de sopinhas diferentes (5 de cada sabor)… não lembro direito… mas era algo assim!!!… Enfim… ficava uma variedade de sabores… ela não enjoava.. eu fazia tudo num dia… e o melhor… CONGELAVA TUDO CERTINHO sem perder nutriente!!!!…

Se eu precisasse sair… viajar… a comidinha dela estaria saudável e prontinha!!!…

Meninas,… muita gente, por falta de informação, ainda tem preconceito com comidas congeladas… mas tudo isso é por falta de informação, vou mostrar pra vcs, que comida congelada pode e é sim saudável… e mais saudável que papinha de potinho industrializada. Nada contra tá meninas?… Mas o foco aqui são comidinhas feitas em casa!

Minha mãe sempre me ajudando com as receitas e com a forma de congelamento que eu não sabia o procedimento… pra mim… era colocar no tupperware, deixar esfriar um pouco e depois freezer!!! certo? “quém quém”… Erradooo!!!!

Bom.. quando chegou a hora de congelar, minha mãe veio com um papo de choque térmico!!!!  Vocês sabiam que para manter todos os nutrientes dos alimentos congelados, é necessário choque térmico antes do congelamento?… SIM VERDADE!!!… Thanks mom!!!

Gente juro… nunca vou esquecer… estava eu com um monte de panela no fogão… e ela no telefone pra mim… “Mari é muito fácil, pega uma travessa com gelo, coloca a panela no gelo, mexe, e deixa ficar na temperatura ambiente, o importante é ter o choque térmico, depois vc distribui nos potinhos, não deixe entrar ar, para não ter cristalização e então congele”…… oi?????

UUUUUU super fácil!!!! Mal sabia ela, para começar, ( e não sabe até hoje ahahahha) que eu estava com uns 5 caldeirões enormes no meu fogão!!!!! Como eu ia arranjar tanto gelo e travessa pra dar choque térmico em tudo aquilo????? Gente juro!!! quase morri!!!! Porque nós mamães ficamos loucas né?… Eu fiquei biruta… já comecei… ” AAAAh nao… agora que descobri o jeito certo de congelar… vou congelar tudo CERTO pra Catarina comer saudável”.. nem comento o q eu fiz!!! ahahahhaha mas tudo bem no fim deu certo!!!!

Bom, vamos lá… fiz uma pesquisa aqui na net e uni com as informações que tenho… porque eu com a minha mãe aqui em casa foi tudo muito “simples”.. ela me explica tudo sobre armazenamento… e pra mim é mais fácil, só pegar o tel! Para vocês deixei explicadinho de alguns sites que encontrei ok?

Então…Prestem atenção!! Sei que o post ficou enorme, mas… congelamento requer informação! Então… leia com tempo!

Como disse acima, esclarecendo se os Alimentos congelados são saudáveis ou não lembram?

Muitas pessoas ainda fazem essa pergunta, cerca de vinte anos depois que o freezer entrou na casa dos brasileiros. Quem comprou um nos anos 80 ganhou também um curso de congelamento, embalagens especiais e receitas — bons tempos aqueles.

Hoje a conversa muda. Para começar, é preciso esclarecer para algumas pessoas, no momento da compra, uma confusão bem comum entre congelador e freezer.

A diferença está na temperatura que cada um deles atinge. O congelador é a parte de cima do refrigerador e mantém uma temperatura média de -6° C. Já o freezer resfria até    -18° C  e por isso preserva os alimentos por períodos longos.

Assim, não se congela alimentos no congelador.Esse é o serviço do freezer.

“Congelar é um jeito excelente de preservar alimentos, ao mesmo tempo em que suas vitaminas e sais minerais são conservados”, explica a nutricionista Denise Schirch, de São Paulo, especialista em congelamento.

Mas é importante lembrar: a qualidade e segurança do produto final dependem de como ele é manuseado antes, durante e depois de se congelar.

Praticamente tudo pode ser congelado: carnes, aves, peixes, pizzas, sopas, feijoadas, massas, tortas, pães, legumes. Até molhos, bolos, musses, salgadinhos, docinhos e diversas receitas prontas ou pré-prontas.

Vamos falar sobre o congelamento caseiro

Se você tem uma receita especial e quer congelá-la, veja essas importantes dicas:

* Use menos sal. O congelamento acentua esse ingrediente.

* Da mesma forma, modere o uso de temperos: deixe para retemperar quando aquecer o alimento na hora de servir.

* Se sua receita preferida leva creme de leite, deixe para adicioná-lo na hora de servir. Dica da Mari: meninas, no caso das comidas dos bebês que colocamos bem pouquinho, às vezes, de creme de leite FRESCO ou leite, em algumas receitas, e o consumo será rápido, ou seja, menos de um mês, não tem problema congelar ok? Agora se a base for o creme de leite principalmente em lata aí não!…ele talha após ser congelado!!!! 

* Evite cozinhar demais o alimento a ser congelado. Ele passará por novo processo de cozimento quando for aquecido.Dica da Mari: meninas aqui por se tratar de comida de bebê, não concordo, mesmo porque alimentos de bebê precisam estar muito bem cozidos, é a minha opinião ok?

* Depois de pronto o preparo, separe em porções e em embalagens próprias para freezer. É importante essa divisão, porque depois de descongelar você tem que utilizar tudo.

* Nunca coloque comida quente no freezer. Resfrie o alimento antes de congelar. Para isso, não perca tempo. Mergulhe parcialmente as embalagens abertas em uma bacia com água fria e pedras de gelo. Os especialistas recomendam fazer esse gelo no próprio freezer. (Meninas este é o Choque térmico que falei lembram? abaixo explico um jeito mais rapidinho menos trabalhoso)

Dica da Mari: Para facilitar, faça o choque térmico antes de colocar nas embalagens! Assim que a comida estiver pronta, desligue o fogo, e na própria panela, ainda bem quente, mergulhe a panela na bacia com gelo e água! Vá mexendo a comida dentro da panela até resfriar e chegar a temperatura ambiente. Assim que esfriar, divida nos potinhos e siga o procedimento abaixo! 

* Tire todo o ar da embalagem, pressionando o centro da tampa plástica do pote semi-aberto. Quando embrulhar em filme plástico ou colocar em sacos plásticos para freezer, pressione com os dedos para tirar bolhas de ar e feche com fita adesiva.

Dica da Mari: Meninas, com as embalagens que indico pra vocês no final, existe uma outra forma de evitar a cristalização dos alimentos no momento de embalar. E mesmo que cristalize um pouco, não tem problema, pois o consumo da comida do bebê será rápido menos de 1 mês! Então o procedimento acima, eu não aplico. Faço da seguinte forma para evitar a entrada de ar na embalagem, que as vezes não tem como evitar!

Você sabe a quantidade que o seu filho come, então para não haver disperdício, calcule um potinho menor para que você possa enchê-lo o máximo que puder. Com isso, enchendo o máximo que puder, quando colocar a tampa, verá que ao pressionar dificilmente as bolhinas se formarão! Por isso utilizo as da Galvanotek dá pra ver direitinho!

* Etiquete os alimentos e arrume-os lado a lado na chapa do freezer, por 24 horas. Depois, distribua-os pelas prateleiras ou gavetas. Nunca empilhe as embalagens para congelar. Só depois de congeladas você pode colocá-las umas sobre as outras.

Higiene e segurança

Alimentos mantidos a uma temperatura constante de -17,8º C sempre serão seguros. “Apenas as características físicas, sensoriais, como cor, sabor e textura, sofrem alterações com a quantidade de tempo que o alimento passa no freezer, Mas é claro que, se o alimento foi congelado vencido, ou estragado, continuará assim”  (óbvio… né gente! )

Congelar não esteriliza o alimento, apenas deixa inativos os microrganismos (bactérias e germes) que possam estar presentes. Eles permanecem lá, porém adormecidos. A temperatura extremamente baixa apenas retarda o crescimento de microrganismos e diminui mudanças que afetam a qualidade ou deterioram a comida.

Dessa forma, o alimento não estraga. Mas depois que ele descongela, os micróbios se tornam ativos novamente, crescendo da mesma forma que na comida fresca. É por isso que se deve ter com a comida descongelada cuidado idêntico dispensado a qualquer item perecível.

O mesmo ocorre com as enzimas presentes em produtos de origem animal, como carnes e aves. Elas promovem reações químicas com o amadurecimento que podem provocar a deterioração do alimento. Quando são congelados adequadamente, no entanto, essa atividade enzimática não cessa, mas diminui bastante.

Por quanto tempo podem ficar no freezer? 


Galinha ou frango inteiros ou cortes crus – 6 meses
Fígado de galinha – 3 meses
Frango cozido, frito ou assado – 3 meses
Pato, peru – 6 meses
Vegetais comprados congelados em embalagens plásticas – 8 meses
Bolos – 2 a 4 meses
* À TEMPERATURA CONSTANTE DE -17, 8º C

Alimento fresco e qualidade


Esses dois itens são os responsáveis pela condição do alimento. Se ele é congelado quando está fresco e em boas condições de consumo, vai conservar mais sabor, nutrientes, cor e textura. O congelamento feito da forma correta preserva bastante o valor nutritivo do produto.

Cada alimento, um procedimento

Frutas e Vegetais

Congelar frutas e vegetais não é tão econômico quanto fazer esses alimentos em conserva, mas retém mais nutrientes.

A água presente em frutas e vegetais se expande durante o congelamento e quebra as paredes das células dos alimentos. Essa é a razão de algumas comidas congeladas ficarem com textura mole e encharcada.

Para manter vegetais e frutas crocantes, eles devem ser congelados na parte inferior do freezer, sempre em quantidades pequenas. Outra recomendação para deixar as alterações sensoriais menos perceptíveis é usar essas frutas para preparar sucos e sobremesas e os vegetais em pratos cozidos, como recheios e jardineiras (salada de legumes bem picados).

Dica 1: para congelar frutas pequenas inteiras, como morangos, coloque-as lado a lado em uma travessa, limpas e secas. Depois de congeladas, passe-as para sacos plásticos, bem fechados. A técnica se chama congelamento em aberto e pode ser utilizada também para salsinha e cebolinha picadas.

Dica 2: vegetais precisam de um choque térmico antes de serem congelados, para prevenir a deterioração, preservar cor, sabor e textura. Os vegetais limpos devem ser submergidos em água fervente ou expostos ao vapor e em seguida mergulhados em água bem fria. Esse processo é conhecido pelo nome de branqueamento.

Dica 3: você evita o escurecimento de frutas e vegetais simplesmente pingando suco de limão — ou ácido ascórbico — nesses alimentos.

Hamburgueres, Bifes, Filés de peixe e pescados 

Estes alimentos congelados grudam uns nos outros. Para evitar que isso aconteça, separe-os com papel-manteiga ou filme plástico. Assim, você poderá descongelar apenas o que for usar.

Sopas e Sucos

A regra de tirar todo o ar da embalagem não vale quando você congela líquidos. Eles se expandem no freezer e por isso é preciso deixar sempre cerca de 2 cm de espaço no saco plástico ou no pote.

“Os alimentos que mais sofrem com o congelamento são aqueles que têm algum teor de água, pois ela forma cristais, que modificam a textura do alimento”, ensina a nutricionista Denise Schirch. Por isso, frutas e vegetais não ficarão iguais aos frescos quando descongelados. Nas carnes e aves também há uma pequena alteração no valor nutrici o nal.

Em geral, é possível congelar quase todos os alimentos. Agora vamos a um ponto crucial: poder congelar um alimento é uma coisa; ter prazer com sua qualidade depois de des congelado é bem diferente.

Alguns alimentos não saem inteiros desse processo. Exemplos são maioneses, molhos cremosos e alface. Carnes e aves mantêm suas qualidades por mais tempo quando são congeladas cruas. Isso acontece porque perdem umidade durante o cozimento. Até a clara de ovo congelada separada continua boa para ser usada em preparações assadas, mas não servirá para fazer a ‘clara em neve’.

Dica da Mari:  se após aquecer um pouco no micro vejo que está ressecada, devido a este processo da perda de umidade, coloco um pouquinho de água para cozinhar mais e dar uma umedecida, se ficou aguada, retiro a água, a coloco um pouquinho de água, bem pouco, misturo, e volto para o micro ou panela se preferir.

Pronta ou feita em casa


Especialistas dizem que a comida congelada comprada pronta é melhor, mais saudável e tem mais nutrientes que a preparada no freezer de casa, porque as empresas usam um esquema de resfriamento e congelamento rápidos.

“Quem faz isso profissionalmente tem mais tecnologia e o alimento já vem na embalagem apropriada, selado a vácuo”, explica Marle Alvarenga, doutora em Nutrição Humana, de São Paulo.

Impedir o contato do ar com o alimento a ser congelado é parte importante do processo, pois evita a entrada de bactérias e as mudanças que afetam cor, textura e sabor. Para garantir a segurança dos alimentos, trabalhe com porções pequenas. “É mais seguro na hora de congelar e de descongelar, pois a comida congela/descongela de maneira uniforme, sem que o centro fique quente ou a parte externa descongelada”, diz a nutricionista Denise.

Dicas da Mari: Sempre descongelo meio a meio… se coloco 5 minutos…. abro o micro nos 2min 30s… coloco um pouquinho de água se precisar, misturo, e deixo o restante do tempo!

Saber descongelar é Fundamental

NUNCA DESCONGELE ALIMENTOS EM OUTRO LOCAL QUE NÃO SEJA SUA COZINHA: Pode parecer estranho, mas há quem faça isso na garagem de casa, na lavanderia, na lava-louças ou em sacos plásticos para lixo. Esses métodos podem deixar a comida inadequada para consumo. Em viagens de carro, leve os alimentos dentro de uma bolsa térmica ou de uma geladeira de isopor.

HÁ TRÊS FORMAS PARA DESCONGELAR: no refrigerador (o mais indicado), na água fria (o menos indicado) e no microondas. O melhor é planejar antes e deixar o alimento no refrigerador de um dia para outro, ou até por dois dias ou mais, conforme o tamanho. Um peru, por exemplo, descongela cerca de 2,2 kg por dia, no refrigerador.

Dicas da Mari: Bom gente… este tópico… é complicado!! Vou só comentar que ele é uma forma saudável pouco aplicável para nós que vivemos na correria certo?… 

A CARNE PODE SER DESCONGELADA À TEMPERATURA AMBIENTE, DENTRO DA PRÓPRIA EMBALAGEM, OU NA GELADEIRA, DE UM DIA PARA O OUTRO: o tempo de descongelamento, por quilo de carne, é de 10 a 12 horas, na geladeira, e a metade disso fora dela.

MUITO IMPORTANTE: DESCONGELAR NO MICROONDAS É MUITO PRÁTICO, MAS PODE INICIAR O PROCESSO DE COZIMENTO: por isso, nada de esperar: assim que descongelar, prepare o alimento em seguida. Meninas, vou comentar este texto, porque não é todo mundo que sabe!… Descongelar carnes, frangos, peixes no micro não tem problema.. DESDE QUE NÃO COZINHE ok?… sabe quando as vezes… colocamos para descongelar e abrimos a carne parece que está cozida?… então… Não pode!!! Por isso é importante ficar de olho… e a melhor opção… é colocar a de descongelamento no micro ok?

Três dicas Infalíveis para não errar!

1- CONGELE RAPIDAMENTE
Congelar os alimentos tão rápido quanto possível mantém suas qualidades. Também previne a formação daqueles indesejáveis cristais de gelo no produto. É que na hora de descongelar, esses cristais danificam o alimento, que perde seus sucos naturais, no caso da carne, ou deixam molhos com aparência talhada. O ideal é que um alimento de 5 cm de altura, por exemplo, congele completamente em cerca de duas horas.

2- DE OLHO NO TERMÔMETRO
Se o compartimento de freezer do seu refrigerador não consegue manter -17,8º C constantes (temperatura ideal para preservar os nutrientes), ou se a porta é aberta a toda hora, use-o apenas para estocar alimentos por curtos períodos de tempo. Especialistas aconselham a manter um termômetro dentro do freezer. Isso é importante, especialmente se no local onde você mora há cortes de energia ou se houver algum problema com o equipamento. Atenção: quando a temperatura oscila, a textura e a qualidade dos alimentos é prejudicada. Isso é muito comum em supermercados. Pegue a embalagem e apalpe: se o alimento estiver empedrado é porque foi descongelado e voltou a congelar.

3- EMBALAGEM É TUDO

Embalar corretamente o alimento ajuda a manter sua qualidade e evita que ele ‘queime’ no freezer.

Quando isso acontece, o alimento não estraga, mas fica com manchas escuras, causadas pelo contato com o ar e pode perder sabor e aroma.

Veja se não existem furos nas bandejas ou embalagens plásticas de alimentos congelados comprados no supermercado. Se não houver, pode manter o produto no freezer por duas semanas.

Para períodos maiores, embale o produto novamente ou embrulhe em filme plástico. Certifique-se de usar fita selante (adesiva) própria para freezer — as outras não grudam quando congelam.

Nunca, mas nunca mesmo, use sacolas plásticas de supermercado para congelar comida. Elas não são impermeáveis nem resistentes o suficiente para impedir que o alimento estrague. O mesmo vale para saquinhos plásticos usados para sanduíches, para o lixinho da pia ou sacos de lixo.

Dica Muito importante da Mari é o post que eu fiz antes deste, clique aqui, falando sobre Bisfenol-A, presente também nas embalagens! No início, sem saber da esxistência dele, eu usava para congelar este potinho:

e ele contêm Bisfenol-A, então meninas CUIDADO!!!

Acho estes (abaixo) da Galvanotek, uma ótima opção para quem não tem muito espaço no freezer,   para quem vai fazer bastante variedade e não quer gastar com embalagem, é uma opção descartável, higiênico, não pesa para carregar, você não precisa trazer de volta se vai sair, leva só o pratinho do bebê e pronto, enfim… gosto bastante! Tem em 3 ou 4 tamanhos se não me engano!

embalagens descartáveis Galvanotek

Se você vai fazer menos quantidade, tem uns potinhos de vidro, tem também da tupperware, ótimos também, alguns não são indicados para micro e freezer ao mesmo tempo, precisa ser indicado para os dois ok? Lembre-se sempre… sem Bisfenol-A!!!

 

E quando há corte de Energia?

A luz acabou e o freezer está lotado. NÃO SE DESESPERE: se tudo estiver congelado lá dentro, isso manterá a temperatura dos alimentos por dois dias. Um freezer cheio de comida conservará os alimentos por 48 horas se a porta for mantida fechada. Se estiver apenas meio cheio, os produtos se manterão por um dia — desde que ninguém, mas ninguém mesmo, abra a porta. Já o compartimento de freezer de um refrigerador pode não conservar os alimentos por tanto tempo assim.

Uma dica:  se o freezer não estiver repleto, junte os alimentos para que retenham o frio de forma mais eficiente. E separe carnes e aves de outros produtos: se eles começarem a descongelar, evitará que seus sucos pinguem nos demais. JOGUE FORA ALIMENTOS congelados que ficaram em uma temperatura maior que 4,4ºC — essa é a temperatura do refrigerador. Se eles estiverem parcialmente congelados, com pequenos cristais de gelo, ainda é seguro recongelar. No mais, vale a regra: nunca recongele comida que já descongelou.

PODEM SER CONGELADOS:
CARNES, AVES, PEIXES, PIZZAS, SOPAS, FEIJOADAS,
MASSAS, TORTAS, PÃES E LEGUMES, BEM COMO
MOLHOS, BOLOS, SALGADINHOS, DOCINHOS,
RECEITAS PRONTAS E PRÉ-PRONTAS

NÃO INDICADOS PARA CONGELAR

Como ficam depois de congelar:

*Saladas cruas de repolho, pepino, endívias, alface, rúcula – ficam ensopados, de cor escura (oxidam), perdem aroma e sabor

*Batata assada ou cozida – amolece demais, perde a textura, enruga, fica farinhenta

*Espaguete cozido sem molho ou arroz cozido – ficam moles e com sabor de requentado

*Clara de ovo cozida ou suspiros – ficam borrachentos, moles demais, duros demais ou esponjosos

*Gema de ovo – perde textura e costuma não se misturar bem com a clara ou com outros ingredientes de uma receita

*Molhos à base de leite, iogurte, chantilly ou creme de leite – ficam talhados e aguados

*Maionese ou molhos para saladas – perdem homogeneidade, a mistura se divide

*Gelatinas – desmontam

*Sanduíches com geléia - o pão fica ensopado

*Frituras (exceto batatas fritas e anéis de cebolas) – perdem crocância e ficam empapados

*Doces com caramelo ou caramelados - o caramelo amolece

Link: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/36/artigo37117-3.asp

 

 

57 ideias sobre “Congelar sem perder Nutrientes: Para o Bebê e Para Você!

  1. mari , amei o post , aprendi super mes que vem a duda começa com a papinha e vou fazer esse esquema de congelar tb
    vc tem algum horti fruti q entrega em casa os legumeS?
    xoxo
    REnata

    • Oi Re querida! Obrigada! Que boooom!!! Te mandei umas dicas no email e vou colocar aqui um post bem legal também! bjos pra vc e para a Duda cada dia mais linda!

      • Olá, Mari!
        Gostei mto do post….mas agora me tira uma dúvida…e quem não tem freezer? Então não posso congelar no congelador da geladeira?
        Estou sem tem pra net…agradeceria mto se pudesse me responder por e-mail…..e agradeceria mais ainda se me enviasse umas receitinhas….minha pequena tem 1 ano e 4 meses…
        Agradeço desde já
        Abraço
        Ana

  2. Pingback: As primeiras papinhas do seu bebê! Hoje 3 Receitas | blogburumbuna.com.br

  3. Pingback: Dia de Cozinhar! | blogburumbuna.com.br

  4. Oi Mari, adorei o post…esclareceu muita coisa. Quer dizer que nao posso fazer uma papinha com batata cozida e congelar?? Nao sabia !Queria saber de vc se posso congelar as papinhas naques saquinhos sem fechamento…tipo aqueles que agente usa pra colocar as frutas e verduras no supermercado (só que eles sao limpinhos, compro um rolo na casa de embalagens). Nao tenho freezer, mesmo assim posso congelar no congelador da geldeira? Ah, e por fim quero te pedir as receitas das papinhas que vc mencionou. Minha bb tá com 7 meses, e vou voltar a trabalhar (e como vc eu mesma quero fazer a comidinha dela). Aguardo sua resposta. Obrigada por ensianr essa arte! Bjs
    Danniella

    • Oi Danni td bem querida? Ah que bom que gostou! Fico muito feliz!… Bom vamos lá… deixa eu ver se consigo te ajudar.
      Primeiro vamos algumas regrinhas básicas.
      Nem tudo precisamos seguir á risca certo?… Eu preciso colocar as regras corretas aqui no blog pois não posso colocar informação errada, matéria errada.. mas vai de cada mãe seguir o correto e ter bom senso. Me refiro Sobre a batata.
      Aqui na sua resposta…estamos falando de comidinha de bebê certo? Na matéria fiz um bem bolado! Papinha, com formas de congelamentos corretas no geral… vc pode ver que fiz minhas anotações em vermelho.

      Você pode e deve cozinhar a batata, um purê, uma mandioquinha, etc… e congelar para o seu bebê… eu faço direto… como tb congelo strogonoff… que vai creme de leite… se vc ver na matéria… indico que não é bom…e onde entra o porque de poder fazer isso… é o consumo desta papinha ser muito rápida… em menos de 1 mês o bebê já comeu. Maaaas além de tudo isso e o MAIS IMPORTANTE… é o congelamento… PRECISA SER MUITO CORRETO… correto de que forma?… Não da forma de se “congelar um legume”… como foi dito… “pré cozido e tal..” mas sim da forma de se congelar uma papinha inteira… em a papinha não criar “bactérias” ou perder nutrientes entende?… e como isto acontece…

      é aí q Respondo sua pergunta do saquinho:… Infelizmente não é adequado vc congelar no saquinho. Sei que é limpinho, tb compro fechado. Mas o problema não é este. Ele não é um recipiente fechado… lacrado. 100% livre da entrada de ar entende?… O ar em contato com o alimento durante o processo de congelamento não é indicado! é aí que acontece a proliferação de bactérias, fungos etc… Vc já deve ter percebido bolor nos pães? se eles ficam abertos no saquinho… quando vc abre e fecha depois de uns dias?…. o mesmo ocorre no alimento congelado… mas não enxergamos!

      Então.. vc congelar… no recipiente correto… com tampa… evitando a entrada de ar desde o início… e dando o choque térmico como ensinei… a probabilidade de isso acontecer… e de vc manter os nutrientes do alimento para o seu bebê são sempre maiores!…

      outra coisa… fique sempre atenta aos congeladores das geladeiras certo? alguns as vezes ficam abertos sem querer… descongelam… então olho vivo!!!.. :)

      certo?

      deixei um link de embalagens descartáveis no post vc vu?… são os mais baratos… vc compra lotes de 100 ou menos… pode reutilizar se quiser…. eles entregam em casa…. tem diversos tamanhos! Se vc achar o preço alto… na Rua Barão de Duprat… paralela a 25 de março, é uma rua que só vende embalagens. De um pulo lá que tem e deve ser bem mais barato!

      Dá uma olhada!

      Espero ter te ajudado!

      obrigada pelo carinho!!! :)

      um beijo pra vc outro para o seu bebê!

      Ah… vou fazer um post com as papinhas… pode deixar! bem lembrado!!..obrigada!
      Mari

  5. Pingback: Receitas Papinhas Bebê 2 | blogburumbuna.com.br

  6. Olá;
    adorei seu post

    Gostaria de saber se cortando os legumes ainda crus e levando ao congelador por alguns dias ( no máximo 1 semana ), se perco muitos nutrientes ?
    Grata

    • Oi Carla tudo bem querida?… Obrigada pelo contato!.. Deixa eu ver se entendi…Você gostaria de congelar os legumes crus é isso?…Não costumo fazer isso… existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos. Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida, para evitar que cozinhem com o calor. Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos. Tire todo o ar da embalagem, ou então eles ficarão com textura áspera e sem sabor. Mas atenção: o vegetal branqueado não está pronto para ser servido depois de descongelado, ele deve ser cozido! Quanto a perda de nutrientes, será mínima. Todo alimento congelado tende a perder um pouco dos nutrientes em relação a uma comida fresquinha. É normal. Mas você congelando da maneira correta esta perda será ainda mais reduzida. Veja que mesmo com os legumes crus… no procedimento acima, é dado o choque térmico mesmo sem cozer os legumes! Espero ter te ajudado e vou fazer um post com este tópico… com algumas infos resumidas!.. De uma olhada depois! bjocas

  7. Pingback: Um pouco mais sobre congelar alimentos! | blogburumbuna.com.br

  8. Estou congelando as papinhas do meu bebê.
    Faço de sabores diferentes, bato no mixer, coloco em potinhos de plástico sem Bisfenol – A e dou o choque termico, depois fecho o pote e levo ao freezer.
    Está correto?

    Outra dúvida: faço papinhas com verduras também. Hoje fiz a sopinha de batata doce com couve, ontém fiz de cenoura com repolho, etc. Tem problema congelar essas verduras (elas foram cozidas junto com a sopa e depois bati no mixer) ? Li em algum lugar que não podemos congelar verduras…
    E quanto as batatas? Posso fazer sopinhas com elas, bater e congelar? Pq eu estava fazendo, mas li que com batata não pode. Meu filho já comeu depois de congelada, será q faz mal, estraga? Fiz esses dias atrás batata com beterraba e congelei a papinha, faz mal?

    Obrigada,

    Erika

    • Oi Erika td bem querida?… está tudo certinho pode ficar despreocupada!… Dando o choque térmico vc preserva os alimentos e a durabilidade é maior! Quanto a pergunta sobre as verduras e a batata…não tem problema algum…realmente existe um procedimento diferente para o congelamento de verduras, legumes… mas isso para quando o consumo é a longo prazo… acima de 3 meses… e existe um outro procedimento para o tal armazenamento que é uma forma industrial… Como no nosso caso é para papinhas e o consumo é rápido… não tem problema pode ficar sossegada. Claro que devemos ter consciência de que todos as verduras e legumes consumidos após o cozimento sempre perdem nutrientes… a melhor forma de consumi-los é fresco ou recém cozido… mas é inviável quando somos mães…algumas vezes… quando estamos com pressa ou temos emergência… eu prefiro dar uma verdura feita feita em casa… ou papinha feita em casa e congelada… do que dar qualquer coisa em restaurante onde não sei o procedimento… ou até mesmo papinhas industrializadas certo?… sei lá é minha opinião… até o 1º ano eles são muito sensíveis…Não se preocupe em fazer mal… se o alimento esta bom.. e o congelamento foi feito de forma adequada… não tem porque fazer mal! fique tranquila!… qualquer dúvida me pergunte! :) bjos

  9. Mari adorei seu post obrigada pelas dicas e carinho em passar tudo com tantos detalhes. Ainda nao tenho bebe mas vou usar as dicas com certeza qdo fizer minhas primeiras papinhas…rs Eu congelo bananas e adoro, parece um sorvete muitos dizem que nao é bom, será pq perde nutrientes. Obrigada um beijao

    • Oi Linda! Obrigada vc pelo carinho! :) quando tiver seu baby não esqueça de entrar todos os dias tá? ahahhaha..Qto as bananas…sim elas perdem sim um pouco… como disse todos os alimentos perdem… mas acredito que vc não use a banana congelada como fonte de nutriente.. e sim como um “tiragosto” né?… então no problems! durante o dia vc repõe! bjocas

    • Oi Amanda!… quando me refiro ao freezer me refiro àquela porta acima da geladeira… sabe?.. é esta a sua?.. se for pode sim! Por até 3 meses seguindo as “regrinhas”. ok? Bjos

  10. Olá, Mari! Faço várias papinhas em um dia só, faço esse choque térmico, mas congelo em formas de gelo, depois de congeladas desenformo e guardo em tupperwares separados, dependendo do sabor, assim vou pegando os cubinhos que preciso e esquento em banho maria. Posso continuar a fazer assim?

    • Oi Marcia tudo bem?… então… acho que não, viu?… desde que os cubinhos não fiquem cristalizados afinal, terá ar entre os cubinhos e isso pode ajudar na proliferação de bacterias… devido a entrada de ar… mas é só vc observar. Como o consumo acontece muito rápido… acredito que não tenha problema!…bjos

  11. Adorei o pooooost!!!! Mas tenho uma dúvida!!! Meu congelador é pequeno e não tenho como não colocar um porte em cima do outro, o que você me sugere? Bjuuuus

    • Oi Fernanda tudo bem? Obrigada!!!!… Hummmm deixa eu pensar… rs rs…de repente fazer em menor quantidade e colocar um ao lado do outro? ou tentear tirar a prateleira removível do freezer.. se o seu tiver…ou comprar as embalagens em tamanho menor também ajuda!…:) :) bjos

  12. MENINA amei seu post. nossa muita informação que nao conhecia. pelo que li vc ja informou aí em cima uma duvida minha, mas vou perguntar de novo hehehe.
    Será que posso congelar os legumes cortadinhos ainda crus??? devo realmente fazer um leve cozimento antes de congelar, ou posso congelar cru mesmo??? Com tudo que veio lendo ainda fico com medo de cozinhar a papinha e congelar, por causa das bacterias, tenho medo de nao fazer direito…Clareie minha ideias por favor. um grande abraço.

    • Oi Margot tudo bem? desculpe a demora!… Ah que bom que gostou! Obrigada! Então… quanto aos legumes eu não gosto de congelar cru! :(
      Acho que alem de perderem os nutrientes existe também uma forma especial para congelar legumes crus e eu não sei detalhar tal técnica! A melhor forma de dar os alimentos crus para os nossos bebes são frescos mesmo. Quanto ao medo de congelar… não precisa se preocupar… é só seguir direitinho o choque térmico, muito importante, e no momento de congelar verificar se o potinho está muito bem fechado e sem bolhas de ar… ou seja para isso ele precisa estar cheio encostando na tampa sabe?….Quando eu fazia para minha filha eu deixava muito cheio e quando ia tampar transbordava um pouco… mas aí eu limpava o que sobrou e pronto. Ficam umas pequenas bolhas de ar… mas não tem problema!… O consumo das papinhas é rápido por isso não tem problema!… Ok? bjos querida

  13. olá!gostei muito do seu post e acho que você deve ter inúmeras receitas de papinhas…será que pode me enviar algumas?como devo congelar em vidro ou pote plástico…é verdade que vidro estoura?

    fico no aguardo…obrigada!!!

  14. Olá Mari…tenho um bebê de 6 meses faço papinha dele da seguinte maneira cozinho varios legumes na panela de pressão ex: ( batata,cenoura,couve flor,tomate) arroz ou feijão com temperos alho,cebola e pouco sal e um pedaço de carne boi ou frango q retiro depois do cozimento..em seguida passo na peneira e coloco em potinhos pequenos para serem congelados…estou fazendo correto…grata

  15. Nossa, quanta informação… mas adorei… tinha várias coisas sobre congelamento que desconhecia, umas delas o choque térmico… mas enfim, eu sempre esperava esfriar para depois congelar (papinha da bebe), mas tenho uma dúvida a respeito da cristalização… não sei se entendi corretamente. Sempre que faço as papinhas e as congelo, fica uma camada fina na parte da tampa de gelo, isso é a cristalização? tem algum problema? perda de nutrientes? ou isso se deve ao vapor que se formou pelo esfriamente e logo o seu congelamento? Outra dúvida é em relação ao descongelamento, faço da seguinte maneira, retiro do congelador e coloco direto no microondas, cerca de 4 minutos é o suficiente, é errado? desde já agradeço…

    • Oi Paola! é muita informação né?.. rs rs…Então… se a cristalização ocorre do lado de fora da papinha..na embalagem… não tem problema.. mas é bom verificar seu freezer… Normalmente quando estão funcionando direitinho dificilmente ocorre cristalização… fora muito menos dentro das embalagens, no própio alimento. Quanto ao descongelamento… prefiro não falar em certo e errado… vamos falar em praticidade? rs rs… afinal nós mamães precisamos disso certo… Obviamente que o mais correto seria… retirar do freezer e deixar a papinha descongelar na geladeira… e aí sim esquentar no micro ou no fogão. Maaaaas em pleno século XXI vamos combinar que quase ninguém faz isso.. há não ser que seja uma carne congelada que tirou um dia antes… simplesmente pelo fato de ter lembrado e não por ser correto ou não… certo?… Eu sempre tirei a papinha… tirava do potinho e já colocava no pratinho direto para o micro. As vezes terminava no fogão para ficar com uma “cara” de comida fresquinha. Confesso que nunca aconteceu nada. Então não acho que tenha problema algum. Afinal não precisamos seguir tão à risca se não enlouquecemos.. rs rs…bjos querida.

  16. Gostaria de saber se vc dava o choque térmico antes ou depois de penerar as papinhas. Pois quando termino de penerar ja esta morno. Precisa estar bem quente ou pode ser morno mesmo?
    Abçs

    • Olá Simone td bem?… Precisa estar bem quente… antes de peneirar… Desligou o fogo pega a panela e já coloca no gelo ou agua muito fria e comece a mexer para chegar em temperatura em ambiente. E então peneire e faça o procedimento para preparar a papinha cremosa ou como vc tem costume. Bjos

        • Oi Rayana! tudo bem?… mil desculpas pela demora!… tivemos um problema com o servidor e eu não conseguia acessar o blog por nada neste mundo!!!!… mas agora tudo normal! Espero que ainda te ajude!.. rs rs… Vamos lá: vou responder por pergunta e vou numerá-las ok?…

          1- sim pode sem problema algum!

          2 – quando vc colocar a panela para dar o choque térmico vc deve ir mexendo de vez quando…com uma colher, isso ajuda a esfriar…e então vc vai colocando no “ante pulso” e vendo a temperatura… o ideal é estar em temperatura ambiente. Um morno frio sabe?..

          3 – tanto faz… vc pode por exemplo acordar e tirar a papinha do almoço e deixar na geladeira e quando for o horário já coloca em banho maria…e o mesmo do jantar… não tem regra. O importante é não deixar fora em cima da pia descongelando por hooooras sabe?..

          4 – coloque num refratário maior… tire do potinho como se vc estivesse desenformando um bolo sabe?… ainda congelado, o potinho de plástico é facil de tirar o alimento congelado. Aliás este é o jeito mais indicado…usar um outro refratário… de preferência um pouco mais fundo e maior para que vc possa manusear o alimento. O recipiente sendo mais alto do que o que está com água não tem como entrar agua dentro!

          5 – sim! rs rs..

          Vou copiar no seu email querida!!!… desculpa a demora! bjos

  17. Adorei seu post mas tenho umas duvidas..

    Nunca congelei e quero começar a fazer isso..

    Quando eu fizer a sopa no dia, ele ira comer no almoco e no jantar.. Essa do jantar, posso deixar em um potinho dentro da geladeira ate a noite?

    Vou pegar a panela e colocar em choque térmico antes de peneirar,
    Porem como saber se o alimento ta frio? Pq dentro da batata ou do jerimum pode estar morno, tem problema?

    E quando congelar, para usar no dia seguinte no almoco e no jantar, quantas hrs eu baixo do frezer p geladeira? Ou tiro direto p banho Maria?

    E outra duvida, se eu encher o potinho na medida certa que meu BB vai comer, quando colocar em banho Maria, nao vai dar nem
    P mexer com colher dentro do potinho… Como faço?
    E p evitar q a Agua q borbulha entre no potinho?

    O potinho tem q estar aberto p colocar no banho Maria ne?

    Desculpas minhas milhões de duvidas!

    Se puder me
    Responde por email, pq n sei como saber q vc respondeu por aqui!

    Muitoooooooo obrigada!!! Preciso muito de sua ajuda.. Foi o melhor site q encontrei falando explicando direitinho.. Porem ainda estou c essas duvidas!!!! ????

    Beijos Rayana

    rayanaserruya@gmail.com

  18. Obrigada pela informação…ficou mais uma dúvida faço choque térmico como vc ensinou em seguida passo na peneira e qdo coloco nos potinhos fica um pouco de ar ( forma umas bolhinhas d’agua entre papinhas) tento preencher com uma colher pequena e não adianta, não consigo tirar para serem congelado, dai congelo assim mesmo.. isso pode acontecer? Grata

  19. Olá,

    Parabéns pelo blog! Muito bom!
    Gostaria de saber se é correto congelar carne, ave e peixe crus já temperados.
    Li por aí que não é indicado. O tempero pode escurecer a carne, por exemplo …
    Mas como o consumo do meu bebê será em no máximo 15 dias, será que tem problema?

    Obrigada desde já!

    • Oi Elaine tudo bem?… Obrigada querida!!!… Infelizmente não é indicado!… Principalmente se vc comprar as bandejas de carne, frango em especial o peixe… manusear para temperar e congelar! Há um grande de risco das bactérias atacarem… e até mesmo estragar!.. O ideal é.. se vc compra no super… congele como está… da geladeira do super para o seu freezer… e se abrir a bandeja para usar por exemplo um peito de frango… retire-o congelado… não descongele e congele novamente!… O ideal é temperar na hora de consumir! ok?… bjos

  20. Olá, hoje fiz só 36 papinhas deliciosas para meu bebê de 8 meses, mas não fiz o choque térmico, pelo amor de Deus, não me diga que está tudo errado….rs
    Fiquei até com medo, pode fazer mal?
    Coloquei em potinhos descartáveis com tampa, próprios para freezer e microondas, não enchi até a tampa, a tampa fica limpinha. Quando coloquei no freezer acho que estava morninho pra frio, sem choque térmico, só de manusear e tampar… quando guardei estava + ou – fria a papinha, o que eu faço? Fiz de manhã um sabor, e a tarde outro… então a essa hora (22h) deve estar congelando já.
    Me ajude…rs

    • Oi Juliana tudo bem?…. Muita calma!!! rs rs… sei bem como é trabalhoso fazer “papinhas em série”… nos sentimos cozinheira de indústria né?hahhaha

      Obvio que você não vai desperdiçar estas que vc fez… e fazer mal não fará de maneira alguma! O choque térmico funciona para preservar os nutrientes quando o alimento é congelado e também evitar a proliferação das bactérias. Tudo isso é um cuidado a mais e sim uma forma correta de congelar. Mas isso não significa que seu bebê vai passar mal ou ficar mal nutrido por que vc não fez o choque térmico ok?… Não se preocupe! Mesmo porque o consumo destas papinhas serão rápidos… em até 1 mês todas acabaram!!! rs rs…

      Então deixe para a próxima leva de papinhas o choque térmico ok?…

      um bjo querida!

      • Passei o feriado (aqui na minha cidade) fazendo… rsrs
        Entendi, então perde alguns nutrientes… é por isso que tem gente que fala que perde, ficou esse mito.
        Fazer todos os dias pra mim não tem jeito mesmo, tenho mais 2 filhos de 7 e 6 anos…rsrs
        Muito obrigada pelas dicas, não tinha achado nada parecido pela net, tinha procurado bastante, esse foi o mais simples de entender, (apesar da minha dúvida, rs) muito bem explicado, parabéns por compartilhar.
        Bjs, obrigada!

  21. Olá, costumo passar suco de beterraba ou cenoura na centrífuga, depois coloco em saquinhos p/ congelar, após o congelamento corto e passo p/ potes, assim na hora de fazer o suquinho pego um pedaço e adiciono no suco de larnja por exemplo. Acha q estou errada? Por favor me ajude.
    Obrigada

    • Oi Adriana! Não acho que tenha problema afinal o consumo é rápido certo?…lembrando que todo suco de frutas é sempre indicado o consumo imediato para obter todas as vitaminas e nutrientes oferecidos!… :)

  22. adorei as dicas, me ajudou bastante…
    só tenho uma dúvida, posso colocar a papinha sem ter que encher até o bico do potinho??? tem algum problema ficar esse ar dentro do potinho?
    Desde já mtooo obrigada!!!

    • Oi Jéssica obrigada! Não tem problema ficar um pouquinho de ar… sempre fica… só tome cuidado para não ficar muuuuito e não haver cristalização de gelo por cima da papinha congelada…. bjos

  23. Para congelar o espinafre eu cozinho, depois refogo na manteiga com cebola ralada.Depois bato no liquidificador e ponho na forma de gelo. Está correto?

    • Oi Ana Lucia! td bem?… obrigada!… muitas pessoas fazem desta forma!… Mas não é a melhor forma.. afinal o alimento fica descoberto e a proliferação das bacterias tende a ser maior…O melhor mesmo seria que ficasse protegida e não em contato com o ar entende? :( bjos querida!

  24. Oi !!!!adorei,amei seu post !!só que é o seguinte, võces fararam muitos de papinhas de bebê, mais queria saber se posso congelar sopas que vou fazer com poucas calorias, quero fazer um regime e seria o ideal eu congelar, fazer no final de semana e congelar para almoço e jantar, mais queria saber se posso cozinhar e congelar com alguns legumes e verdura juntos, e se tenho que fazer choque térmico também para as sopas
    Muitoooooooo obrigada e um beijão PRISCILA

    • Oi Priscila td bem querida? Obrigada que bom que gostou!… O procedimento é o mesmo para papinhas ou para sopas e outros alimentos. Pode sim congelar com os legumes… o ideal é fazer o choque térmico para melhor conservar a sua sopa!… um bjo querida!…

  25. Boa tarde!

    Tenho uma dúvida, poderia me ajudar? Estou começando esse processo de comidas congeladas em minha casa, para meu filho de 13 anos poder ter uma boa alimentação, balanceada mesmo qdo eu não estou, durante o dia que estou no trabalho. As comidas prontas, por exemplo, arroz, feijão, um salmão , uma carne cozida pronta, devem tbm ser descongelados no refrigerador? ou no caso dos prontos, deve ser retirado do freezer e colocado no micro para consumo?

    Obrigada por tantas dicas…e fico no aguardo!

    Abraços,

    • Oi Valdirene td bem? Obrigada!

      Então… o ideal é tirá-las do freezer um dia antes do consumo e deixá-las descongelar na geladeira mesmo? E então no dia seguinte na hora de consumir… esquente como preferir… micro.. forno… etc…

      Mas se não der tempo…ou esquecer de tirar para descongelar… um dia antes… tire algumas horas antes e deixe na geladeira.

      sem problemas.

      Imagine sempre que precisar! :)

      bjos

    • Oi Jane tudo bem?… não entendi… vc diz fazer só uma, descongelar… deixar na geladeira e ir dando durante a semana é isso?… não entendi desculpe… rs rs… se for isso… aconselho não… pois o descongelamento vc faz para consumo imediato e se sobrar… caso tenha tido contato com saliva etc… vc pode manter na geladeira por até 2 dias no máximo. Agora se vc quis dizer fazer apenas um sabor… dividí-la em varios potinhos e ir dando o mesmo sabor durante a semana… Sim pode… o problema é que bebê sempre enjoa e aí começa a dar trabalho para comer… então o melhor seria fazer pelo menos 2 sabores. Qualquer dúvida me fale! bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>